Tel. 229 392 020 / Fax. 229 371 326 lncr_renascer@sapo.pt

 

O que fazemos

A Liga Nacional Criança Esperança RENASCER é uma instituição particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos sedeada em Matosinhos, onde tem o seu centro de assistência.

Integrada na Rede Social de Matosinhos, presta apoio contínuo a famílias e crianças necessitadas, encaminhadas por diversos organismos estatais tais como Segurança Social, Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Matosinhos, entre outros.

Esse apoio traduz-se na cedência de produtos alimentares, vestuário, calçado, material escolar e didático, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como apoio psicológico aos agregados carenciados que são encaminhados por essas entidades, após avaliação rigorosa onde é comprovada a sua real necessidade de apoio.

Para se satisfazer as necessidades dos utentes da Instituição são estabelecidas parcerias com empresas de vários sectores de atividade, realizam-se peditórios com a colaboração de grandes superfícies e fazem-se apelos junto de particulares de norte a sul do país, para que com a ajuda de todos se possa proporcionar um apoio sustentado e continuo.

A Instituição está integrada no Fundo Europeu de Auxilio às Pessoas Mais Carenciadas – F.E.A.C., organizado pela União Europeia e supervisionado em Portugal pela Segurança Social.

A Renascer é parte integrante de dois protocolos celebrados com a Câmara Municipal de Matosinhos, a “Rede de Combate à Precaridade Económica” e o “Banco de Bens do Concelhio”. O primeiro protocolo criou procedimentos para que se identifique e se dê uma rápida resposta ao número crescente de casos de precaridade socioeconómica através de uma plataforma centralizada. O segundo cria os meios necessário para que exista uma cooperação fácil e eficaz entre as diversas Instituições, de modo a colmatar lacunas em termos de bens a atribuir aos utentes das mesmas.

É também realizada a atribuição de ajudas técnicas (cadeiras de roda, camas articuladas, aparelhos auditivos) para crianças e adultos com deficiências profundas, oriundos de meios familiares carenciados.

Caso deseje saber mais sobre o trabalho da Instituição e como colaborar, por favor clique aqui!